A comunidade asiática no Brasil

A comunidade asiática é presente não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Aos poucos, os japoneses, chineses, coreanos e outros povos originários da Ásia foram se adaptando às novas realidades encontradas, integrando-se às diferentes culturas sem perder o gosto pelas tradições.

comunidade asiática no brasil

Como integrar a população asiática em nossa sociedade?

Para integrar uma comunidade estrangeira dentro de outra é preciso também pensar na infraestrutura que esses imigrantes vão receber em um novo país. No Brasil, por exemplo, os japoneses vieram buscar melhores condições de vida apesar da grande barreira cultural e foram trabalhar nas fazendas de café como agricultores.

Aos poucos, eles tiveram que se adaptar à nova vida e apresentando os seus costumes nos hábitos do dia a dia para os brasileiros. Dessa forma, através da culinária, esportes, roupas, entretenimento e religião, os japoneses e outros povos asiáticos foram se encontrando nas novas terras e se integrando com os brasileiros.

Apesar do início não ter sido nada fácil para os imigrantes, os japoneses conseguiram se estabelecer na economia brasileira, especialmente com as novas gerações nascidas no Brasil. Assim, os descendentes de pais japoneses – bem como de outras nacionalidades encontradas no país – foram ocupando postos de trabalho e adquirindo também hábitos dos brasileiros, mas sem perder as suas origens.

Programas Culturais

O intercâmbio de culturas é essencial para que haja o acolhimento e desenvolvimento entre quaisquer sociedades cujas tradições são bem diferentes, sendo uma das melhores formas de integração entre dois povos já que um vai conhecendo o modo de viver do outro.

Desse modo, para ter uma melhor integração da comunidade asiática nas nossas sociedades, é preciso que haja uma abertura para essa troca entre as culturas. Para isso, nada melhor do que criar programas culturais e culinários com o objetivo de apresentar o que há de melhor nos hábitos asiáticos.

Isso pode ser feito de diversas formas, mas uma bem interessante pode ser através de feiras onde além das pessoas conhecerem uma nova cultura, elas também possam consumir e comprar produtos asiáticos. Ajudando, assim, na movimentação da economia.

Emprego e Educação

Outra forma bastante eficaz e extremamente necessária para a integração de qualquer comunidade no mundo, é a oferta de emprego e educação para os imigrantes. Dessa forma, essas pessoas conseguem ser inseridas no cotidiano de uma nova cultura tendo também a oportunidade de se desenvolver dentro dela.

Fazendo, assim, parte da estrutura da sociedade na qual vive. Por isso, é importante os governos incentivarem criação de políticas de proteção e auxílio para os imigrantes. Dessa forma, essas pessoas podem começar a se integrar no sistema empregatício do novo país e contribuir para o crescimento econômico não somente dele, mas também da população em geral.

Além disso, por meio da educação, os imigrantes da comunidade asiática ou de outro tipo de cultura podem aprender o novo idioma. Mais que isso, também têm a possibilidade de estudar e conseguir um emprego melhor. Ou ainda, se preferir, até ingressar em uma universidade pública ou particular do país no qual vive.

Last modified: 26 November 2021