A grandiosidade da comunidade japonesa no Brasil

Fora do Japão, o Brasil é o país com a maior comunidade de japoneses do Mundo. De acordo com relatório da Agência Central de Inteligência (CIA), divulgado em 2019, a população de imigrantes e descendentes no território brasileiro chega a mais de 1.6 milhões, sendo o estado de São Paulo o local que mais abriga o povo asiático.

Não à toa, os japoneses recriaram suas tradições na capital paulista. No famoso Bairro da Liberdade, podem ser encontrado muitos restaurantes que oferecem a comida típica da região, além de produtos importados, árvores cerejeiras e prédios com arquitetura japonesa.

Com a mudança do povo japonês, também conhecidos como “isseis”, para o Brasil, os novos descendentes que nasceram na América do Sul foram designados conforme a sua geração: nisseis (filhos de japoneses), sanseis (netos) e yonseis (bisnetos).

bairro da liberdade são paulo

Como os japoneses chegaram ao Brasil?

A imigração japonesa começou em 1908 no Brasil. Na época, os japoneses estavam buscando melhores condições de vida em diversos países do mundo, pois no local de origem vivam vários problemas sociais devido ao alto índice de demográfico.

Quando os migrantes do Japão chegaram no Brasil, eles se deslocaram especialmente para São Paulo e Paraná onde trabalhavam nas grandes fazendas de café. Assim, os fazendeiros conseguiram substituir a mão-de-obra escrava que tinha sido utilizada por séculos durante o período da escravidão negra.

No entanto, os japoneses não se adaptaram tão bem à rotina intensa de trabalho e nem as diferenças culturais. Os asiáticos costumavam ficar nos cafezais por pouco mais de dois meses. Em 1932, a comunidade japonesa somava exatamente 132.689 pessoas, cuja maioria trabalhava como agricultores.

Fenômeno Dekassegui

A partir dos anos 60, os japoneses conseguiram se estabelecer de fato no Brasil. Neste período, a comunidade já somava mais de 400.000 habitantes no País. Conforme o tempo foi passando, os asiáticos se integraram na economia e na cultura brasileira.

Duas décadas depois, nos anos 80, a ocupação e contribuição dos imigrantes do Japão alcançou o ápice de crescimento no território do nosso país tropical. Porém, ao longo da história, começou a ocorrer algo bem interessante que chamou a atenção do país. É que os brasileiros passaram a fazer o caminho inverso e migraram para o Japão.

A esse acontecimento foi dado o nome de “Fenômeno Dekassegui” caracterizado pela volta dos descendentes japoneses para o país de origem em busca de melhores condições de trabalho. A principal motivação dessas pessoas eram fugir das intensas crises econômicas vivadas no Brasil no final do século XX.

Cultura Japonesa

Apesar do constante intercâmbio entre as duas culturas, os japoneses deixaram sua marca no Brasil através de suas tradições religiosas, esportes, culinária, filosofia, vestimentas e entretenimento, fazendo atualmente parte do cotidiano dos brasileiros.

Entre alguns exemplos está o sushi. A comida tradicional japonesa, que consiste em peixe cru e algas, é um dos pratos que os brasileiros mais consomem e que mais caiu no gosto popular. Inclusive, a incorporação foi tanta que até versão hot (fritas e incrementadas) foram criadas para adaptar o paladar dos brasileiros.

Last modified: 26 November 2021